Quando você pensa em mudar de telefone celular, logo pensa que os aparelhos top de linha da atualidade estão próximos da perfeição. Mas a verdade é que eles ainda apresentam alguns problemas – assim como qualquer aparelho eletrônico –, o que os deixa longe de serem perfeitos. E quais seriam esses problemas?
O site FixYa fez uma pesquisa para mostrar o que os consumidores mais reclamam sobre seus aparelhos.
Para a pesquisa, foram selecionados alguns dos principais aparelhos da atualidade, todos muito elogiados pelos consumidores e também pela imprensa especializada. Confira agora quais são os principais problemas encontrados nos smartphones Samsung Galaxy S3, Samsung Galaxy X (Nexus), iPhone 4S e Nokia Lumia 900.
Samsung Galaxy S3

Segundo a pesquisa do FixYa, a maioria dos usuários tem reclamado bastante dos problemas com o microfone do aparelho. Não são raros os casos em que uma ligação começa a falhar por causa do dispositivo. Outros afirmam que isso também interfere na qualidade do sinal de rede, fazendo com que as chamadas sejam perdidas em alguns casos.
- Mau funcionamento do microfone: 50%;
- Duração da bateria: 15%;
- Superaquecimento do aparelho: 15%;
- Problemas com a conexão à internet: 10%;
- Outros: 10%.
Galaxy X (Nexus)

O grande problema do Galaxy Nexus é muito similar ao encontrado no Galaxy S3. As ligações realizadas ou recebidas pelo aparelho são constantemente interferidas por cortes randômicos. Ou seja, durante as chamadas, a voz do proprietário do Nexus acaba sendo cortada em momentos aleatórios (sem seguir um padrão) e atrapalhando o bom andamento das conversas.
- Mau funcionamento do microfone: 55%;
- Duração da bateria: 20%;
- Conexão Wi-Fi: 15%;
- Usabilidade: 10%;
- Outros: 5%.
iPhone 4S

Por outro lado, há alguns problemas que incomodam bastante os consumidores. O principal deles é referente à bateria, que dura menos do que os usuários esperavam – e parece não se adequar ao que a Apple prometeu. Além disso, a instabilidade nas conexões Wi-Fi também são bastante citadas pelos entrevistados pela pesquisa do FixYa.
- Duração da bateria: 45%;
- Problemas com conexão Wi-Fi: 20%;
- Conexão Bluetooth: 15%;
- Problemas com a Siri: 10%;
- Outros: 10%.
Nokia Lumia 900
Principal Windows Phone da atualidade, o Nokia Lumia 900 chegou ao mercado com recursos bem interessantes. Tanto o hardware quanto o sistema operacional têm apresentado resultados muito satisfatórios e as vendas do aparelho são impulsionadas pela confiança que os consumidores têm na Microsoft.
Ao contrário dos outros aparelhos citados na pesquisa, o Lumia 900 não conta com uma loja de aplicativos tão extensa quanto a do Android e do iOS – pois a Microsoft chegou ao mercado há pouco tempo. Mas o principal problema relatado pelos consumidores é relacionado à cor roxa que acaba sendo mostrada na tela por muito tempo – e a faz parecer manchada.
- “Manchas” roxas na tela: 25%;
- Botão da câmera: 20%;
- Poucos apps na loja de aplicativos: 20%;
- Duração da bateria: 20%;
- Outros: 15%.
Como você pode ver, ainda estamos muito longe de conseguir encontrar algum aparelho perfeito no mercado. Mesmo assim, ainda vale a pena investir em um bom celular. Vale lembrar que a pesquisa utiliza um número limitado de entrevistados e que isso gera uma margem de erro nos estudos.
por Renan Hamann
Sugestões de Escape: