Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

Como criar uma marca de sucesso!

Para criar uma marca é preciso estar atento a estas cinco dicas que podem garantir um resultado final satisfatório, tanto para quem deseja contratar um profissional específico para a realização desse processo criativo quanto para o criador.

1 - Mapeie o Território

O primeiro passo é começar com uma análise detalhada da empresa. Procure avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças envolvidas no universo de seu cliente. É fundamental ser honesto consigo mesmo e com a empresa, já que focar apenas nos sucessos e ocultar as limitações poderá levar seu projeto ao fracasso.

2 – Conheça a Empresa

Analisar o negócio significa buscar informações fundamentais para a criação de uma identidade de marca. Uma dica importante e fazer algumas perguntas estratégicas como: que negócios a empresa realiza? como os produtos e serviços são entregues? por que ela existe e o que a faz diferente das concorrentes? Procure avaliar as respostas tanto do setor administrativo quanto de funcionários de diferentes setores da empresa.

3 – Considere o público-alvo

Conhecer as principais preocupações e objetivos da empresa em relação ao seu o público-alvo poderá facilitar bastante o seu trabalho de criação da marca e sua identidade. Traçar o perfil do público-alvo será crucial durante este processo.

4 – Realize Brainstorming

Um brainstorming ou uma “tempestade cerebral” (em inglês) é uma atividade que objetiva estimular e desenvolver a criatividade de um indivíduo ou equipe. Tenha cuidado para não rejeitar rapidamente uma ideia que pareça ridícula durante esta fase.

5 – Organize um grupo focal

A partir do brainstorming, você deverá selecionar no mínimo as três melhores idéias. Assim, um grupo focal de quatro a oito pessoas poderá ser reunido para avaliar suas reações, percepções, concepções erradas, conotações, sentimentos e opiniões gerais. Um grupo focal separado de funcionários e membros do conselho, bem como clientes atuais, também deve ser organizado para recolher informações. Com uma criação de identidade de marca eficiente, todos as pessoas relacionadas com o negócio serão capazes de articular as mensagens e significados. Cada pessoa que representa a empresa é uma embaixadora da marca, e trabalhará para sua visibilidade e sucesso.

# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)