Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

Como começar um plano de Marketing Digital?

Eric Santos especialista em marketing digital dá 4 dicas importantes para começar um bom plano. Segundo ele a ausência de um bom plano de marketing digital pode comprometer os resultados de forma significativa. Não só o crescimento pode ficar limitado pelas indefinições, como a falta de previsão de recursos e projetos no planejamento da empresa pode engessar a realização de uma série de ações importantes.



O que fazer?

1. Realizar um diagnóstico da situação atual 

O primeiro passo é entender o que foi alcançado no ano corrente e quais são os pontos mais críticos da atuação da empresa no momento. 
Olhar para o desempenho do funil de vendas ( Visitantes > Leads > Oportunidades >Clientes) já permite ter uma visão geral de quais etapas estão tendo pior performance e merecem uma atenção especial. É importante olhar tanto para o volume quanto para as taxas de conversão para identificar algum alerta. 
Uma prática bastante recomendada é usar esses números em comparação com benchmarks da sua indústria. Dessa forma, fica mais fácil entender o status da empresa e o potencial de melhoria. 


2. Determinar os principais objetivos

Com o diagnóstico feito e identificados os maiores problemas da empresa, o passo seguinte é estipular as principais prioridades. 
Elas podem estar relacionadas à implementação de uma presença consistente de forma geral ou a itens mais específicos, como tornar mais leads em oportunidades ou converter mais visitantes em leads. 
É interessante estipular também indicadores de desempenho, capazes de mostrar de forma objetiva e mensurável o quanto os objetivos estão sendo alcançados. 


3. Estipular projetos para atingir os objetivos 

Com a definição dos objetivos, devemos identificar as formas de alcançá-los, escolhendo os principais projetos do ano é o passo seguinte. 
Veja se é preciso redefinir o público-alvo e a linha editorial da empresa, fazer uma reformulação do site, desenvolver uma nova estratégia de e-mail marketing, implementar um conjunto de otimizações para ferramenta de busca, entre outros.
É importante que cada um desses projetos tenham uma expectativa de orçamento, bem como o tempo e outros recursos necessários para sua implementação. Também recomenda-se determinar quais os resultados esperados do projeto, para avaliar o quanto eles devem contribuir para os objetivos escolhidos.


4. Juntar todas as pontas e montar um cronograma 

O passo final é organizar todos os projetos em um cronograma, com a expectativa de tempo de implementação de cada um deles. Dessa forma conseguimos ver a distribuição de projetos e orçamento ao longo de todo ano e fazer alguns ajustes para tornar tudo viável.

# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)