Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

17 aplicativos para buscar uma vaga de emprego


Mais do que oferecer jogos, livros e serviços de diversão, os aplicativos de celular estão se popularizando como ferramentas de busca de emprego. Com apenas alguns cliques, é possível acessar um dos cerca de 17 apps gratuitos disponíveis para download em iPhone, iPad e celulares com sistema Android. Em apenas um deles, é possível encontrar 9 mil vagas para o Espírito Santo. Entre eles, estão o aplicativo Empregos - baixado por mais de 18 mil usuários –, o Trovit Empregos, o InfoJobs e o Monster Job Search. São milhares de vagas em todo o Brasil, sendo possível fazer a busca em outros países e até na Europa, com o Get a Job e o Empregos EURES.


Na disputa

As ferramentas são simples e fazem a cabeça de quem está antenado com as tecnologias e precisa de trabalho. A maior vantagem desses aplicativos é a resposta imediata da busca. Em geral, o usuário digita o cargo e a cidade onde deseja trabalhar e recebe instantaneamente a relação de oportunidades disponíveis. Sempre que surgir uma nova vaga compatível com o que deseja, ele receberá uma notificação no celular.

Um desses aplicativos é o Quero Vagas, um banco com mais de 30 mil oportunidades catalogadas por profissão e localização. Só esta semana no Espírito Santo, o app oferece 328 vagas. De acordo com o criador da ferramenta do grupo Employer, Bruno Scrok, a vantagem é que são cadastradas cerca de mil vagas por dia. Assim, toda vez que o usuário fizer nova busca, haverá uma lista atualizada.

“A ideia dele é fazer a ‘ponte’ entre a empresa e o candidato. Após fazer a busca, clicando na vaga, o usuário acessa as especificações detalhadas e se candidata, preenchendo um rápido cadastro com seus dados, função pretendida e pretensão salarial. Se a empresa tiver interesse, entrará em contato para agendar a entrevista”, explica. O aplicativo usa a base do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e do Banco Nacional de Empregos (BNE), além de incluir empresas de recrutamento de todo o Brasil.

Aceitação

Uma pesquisa da empresa de seleção norte-americana Potentialpark com 25 mil profissionais e 700 empresas nos EUA, Europa e Ásia, constatou que 26% das pessoas em busca de emprego já usam smartphones; e 56% disseram que usariam um aplicativo para ajudá-los a achar uma vaga.
A assessora de Gestão e Qualidade da Selecta Sharla Bitencourt acrescenta:“A informatização no recrutamento de candidatos é uma tendência, pois facilita para ambos os lados por ser prático e ágil, economizando tempo e processos”.

Sites selecionam por profissão

Sites de busca de empregos já são os grandes recrutadores da atualidade. Muitos estão direcionados a áreas segmentadas para filtrar melhor os candidatos específicos e qualificados, além de oferecer testes de conhecimento e dicas de como montar um currículo. É o caso do site Manager, voltado para vagas na área administrativa. Já o Link Zero e o Trampos divulgam oportunidades para jornalistas e publicitários. O CV Engenharia se dedica a cargos para engenheiros. O site Doutor Vagas foca na área jurídica, e quem busca chances no setor de Tecnologia da Informação pode procurar o Ceviu ou o APInfo.
Há, ainda, os portais de seleção com uma infinidade de vagas para todas as áreas: Vagas.com, Curriculum.com, InfoJobs, Catho, Empregos.com, entre outros. Só o site da Catho dispõe de 290 mil vagas em todo Brasil, e nove mil para o Espírito Santo esta semana, em áreas como Administração, Hotelaria e Turismo, Financeira, Engenharia e Saúde.
Quem agarrou uma dessas oportunidades foi o mecânico de instalações Bruno Magalhães. Ele conseguiu emprego pela segunda vez através do cadastro no site da Catho e está há um mês em uma empresa de engenharia de gás. “Atualizei meu currículo no site e depois de algumas semanas a empresa entrou em contato me chamando para a seleção. Hoje só fica desempregado quem quer”.


Concorrência

Para concorrer a uma vaga em sites de seleção é simples: basta acessar e cadastrar seu currículo especificando o cargo e a cidade em que quer trabalhar. Geralmente, os cadastros são gratuitos, mas alguns sites passam a cobrar após 7 dias.
Sharla Bitencourt, assessora de Gestão e Qualidade da Selecta, afirma que praticamente todas as empresas de recrutamento já investem nessa seleção on-line e quem ganha são os candidatos. “Hoje não é só a empresa que seleciona o candidato, o candidato também escolhe a empresa. Quem está buscando uma vaga tem uma riqueza de informação e acesso a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo. Esses sites são essenciais para formar uma rede de contatos, mas para quem se candidata é importante acionar a empresa por telefone e saber como anda o processo de seleção“.
Redes sociais viram ponto de encontro para os profissionais 
As redes sociais também entraram na onda da oferta de empregos on-line. O Twitter é uma poderosa ferramenta que concentra vagas de emprego de todo o país: o microblog reuniu mais de 95% dos 11.544 anúncios coletados no início deste ano.
Já o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Voltado somente para o mundo corporativo, nele você divulga seu currículo, cria um perfil com todas as especificações profissionais, entra em contato com empresas e participa de grupos com interesses semelhantes na sua área de atuação. Só no Brasil já são mais de 11 milhões de usuários.
Segundo a diretora técnica da Rhopen consultoria especializada, Jaciara Pinheiro, “o LinkedIn possui mecanismos que mapeiam suas competências e permite que as empresas busquem referências. O profissional tem uma visibilidade maior e o retorno para a empresa é bem mais assertivo”, explica.


Currículo on-line em destaque

Para cada tipo de profissão é interessante elaborar um currículo on-line específico, destacando seus diferenciais, o que fará dele uma ferramenta atrativa e decisiva na busca por uma recolocação.
A regra básica para todos é destacar experiências profissionais recentes e habilidades, o mais resumido possível, como indica a diretora técnica da Rhopen consultoria especializada, Jaciara Pinheiro. “Em uma página e meia uma pessoa com muita bagagem consegue fazer um bom currículo”.
Ela acrescenta que para quem é advogado, é importante destacar experiência na elaboração de defesas e recursos e no acompanhamento de processos. Já no segmento de comércio exterior, focar no contato com operações de importação e exportação e análise de mercado internacional.
Na área comercial, o currículo deve priorizar conhecimento em gestão e planejamento de vendas, em marketing e comunicação. E em TI, destacar experiência em ferramentas e linguagens técnicas, e desenvolvimento de sistemas e aplicações.

Aplicativos grátis 


Empregos 

Mais de 18.200 usuários. Milhares de vagas de diversos websites. Pode ser baixado no site play.google.com/store

Monster Job Search

Encontre o emprego mais perto de você. Disponível em 38 países.
Pode ser baixado no site play.google.com/store

InfoJobs - Empregos

O app de um dos maiores sites de empregos do Brasil. 
Pode ser baixado no play.google.com/store

Quero Vagas

Mais de 30 mil vagas no Brasil e 328 no ES. Cerca de 200 capixabas já utilizam. Pode ser baixado no site play.google.com/store

Get a Job

Permite pesquisar ofertas de emprego em vários países. Baixado no play.google.com/store

Empregos EURES

Voltado para quem tem interesse em encontrar um emprego na Europa, em diversas áreas.
Pode ser baixado no site play.google.com/store

Trovit Emprego

Buscador de empregos em mais de 30 países, disponível em 12 idiomas. Pode ser baixado no play.google.com/store

Catho Online

Aplicativo do site da Catho que dispõe de 290 vagas nacionais.
Pode ser baixado no play.google.com/store

Redes Sociais (cerca de 600 vagas oferecidas por dia)

Facebook
Atualizado diariamente pelos próprios usuários, empresas e profissionais, há vários grupos que divulgam vagas de emprego

Twitter

Um dos maiores bancos de empregos da atualidade, o microblog reúne cerca de 95% dos anúncios de emprego de empresas do Brasil. Efetue a busca usando uma das hashtags relacionadas a vagas de emprego (#emprego, #vaga, #estagio)

LinkedIn

Rede social profissional com mais de 11 milhões de usuários no Brasil. Crie um perfil, insira o currículo e faça contato com a sua rede corporativa.

Créditos:  AMANDA FREITAS da Rede Gazeta

# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)