Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

Brasil e Alemanha firmam parceria na área de inovação

Durante a cerimônia de abertura do Encontro Econômico Brasil–Alemanha (EEBA), realizada em Joinville (SC), o ministro Armando Monteiro assinou um Acordo de Cooperação com a Câmara de Comércio Brasil Alemanha (AHK) para promoção de ações e iniciativas na área de inovação.

O ministro destacou que, além das medidas de reequilíbrio macroeconômico, o governo vem tomando iniciativas para sustentar o novo ciclo de desenvolvimento, cujos principais vetores de dinamismo serão as exportações, os investimentos e o incremento da produtividade.



“No eixo dos investimentos é importante destacar o lançamento da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), que dará continuidade ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do País. Com relação ao canal externo, lançamos o Plano Nacional de Exportações, que confere um novo status ao comércio exterior ao colocar o tema no centro da agenda de desenvolvimento econômico do País.”

Sobre o futuro da relação entre Brasil e Alemanha, Monteiro reforçou os longos e frutíferos laços econômicos, comerciais e culturais existentes, e destacou a grande comitiva de empresários alemães presentes na abertura do evento.

“As empresas alemãs tiveram uma valiosíssima participação na formação histórica da industrialização brasileira. Hoje, temos mais de 1.400 companhias alemãs instaladas, que contribuem com cerca de 10% do PIB industrial do Brasil. A vinda de mais de 300 empresários para este evento mostra a força desta parceria.”

Acordo de Cooperação

Durante a cerimônia de abertura do Encontro, o ministro Armando Monteiro assinou um Acordo de Cooperação entre o MDIC e a Câmara de Comércio Brasil Alemanha (AHK) para promoção de ações e iniciativas na área de inovação, como a organização de eventos conjuntos, missões, rodadas de negócios, prêmios e programas de inovação.

O acordo permitirá parcerias entre empresas dos dois países, tanto no âmbito da Chamada Bilateral para Projetos de PD&I com o governo alemão, quanto em outros temas prioritários da relação bilateral, tais como Indústria 4.0, biotecnologia, open innovation e economia verde.

Armando Monteiro destacou a importância estratégica dos acordos assinados entre os dois países para o desenvolvimento de projetos na área de inovação. “Este Acordo de Cooperação se junta à chamada pública para projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento entre empresas brasileiras e alemãs assinado durante a vinda da chanceler Angela Merkel ao país. Esta é uma área em que a Alemanha possui grande expertise, e que será muito importante para o desenvolvimento da indústria manufatureira brasileira.”

# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)