Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

Como ganhar a confiança dos Consumidores

Nós gostamos de acreditar que, como consumidores, tomamos as decisões de forma racional. Até que olhando por um lado, é bem verdade que somos hoje menos crédulos que antigamente: de tanto que somos massacrados com mensagens comerciais de manhã à noite acabamos por aprender a decifrar a mecânica do assunto.
Uma vez dito isto, seria no entanto é muita ingenuidade imaginar que nós fazemos escolhas baseadas exclusivamente no nosso intelecto. Você nunca comprou um produto online, ou até numa loja, sem nenhuma razão lógica para isso?
neuromarketing

O nosso inconsciente é infinitamente mais rápido e mais eficiente que nosso espírito racional – concebido para sobreviver, não perde tempo calculando. Esta semana vamos tentar compreender como usar a psicologia dos consumidores para ganhar sua confiança e para desenvolver nossa atividade.
Aceitação social
O que é aceitação social?A ideia é simples: nós usamos os exemplos de nossos semelhantes para decidir como reagir em situações novas ou desconhecidas. Vamos ver um exemplo concreto: você tem vontade de comprar um par de tênis para ir à academia. Entra numa loja e vê que diversos clientes compram o mesmo modelo de tênis de “Running” e que o vendedor também está calçando um destes. Automaticamente, você vai direcionar sua atenção para este modelo mais do que para qualquer outro: afinal, se todos querem esse tênis há forçosamente uma razão para isso.
Sentimos a necessidade de pertencer a um grupo, de conhecer as escolhas de nossos semelhantes e isso, principalmente quando não dominamos muito bem o assunto. É bem provável que muitos profissionais do esporte não te recomendem os modelos mais apreciados. Na nossa escala é mais do que suficiente o fato que outras pessoas os estão usando. A sociedade aceitou e queremos ardentemente fazer parte dessa sociedade.
Como utilizar isto em seu site?Evidentemente que na Web as coisas são ligeiramente diferentes. São diferentes mas muito mais fáceis de serem aplicadas. Vamos estudar juntos as principais opções que temos:
  • As “Curtidas” do Facebook: se o Facebook passou a ser uma das ferramentas mais eficientes para o marketing, isso se deve, entre outras coisas, à fortíssima aceitação social que gerou. Pense nisto: você vê em seu feed de notícias uma página ou um produto e com a seguinte mensagem “Fulano e mais 15 amigos curtiram isso”. Na publicação você encontra centenas de curtidas, compartilhamentos, comentários que claramente estão te dando um sinal: isto é interessante. Não hesite em incluir no seu site todas as ferramentas sociais que te permitem comprovar a qualidade de seus serviços / produtos / artigos de blog, etc.
  • As ferramentas de avaliação: você conhece aquelas pequenas estrelas como tem no TripAdvisor e outros? Dessa forma, os visitantes têm a possibilidade de dar uma avaliação para seus produtos/serviços e principalmente descobrir as avaliações de outros internautas que também tiraram proveito dessa ferramenta. Provavelmente você já usou a ferramenta de avaliação do Google para seu SEO local. O que quer que seja, se o Big Brother da Web acha que alguma coisa é importante, você verdadeiramente não tem grande escolha a não ser usar. Para você pode ser apenas um pequeno detalhe, mas para eles pode dizer muita coisa.
  • Depoimentos: isso então é o ideal. Não só você produz um conteúdo (texto ou vídeo) de grande valor agregado mas, mais ainda, você permite que seus clientes contem uma história com a qual seus futuros clientes podem se identificar e isso dando detalhes sobre as vantagens de seus produtos e serviços.
Evidentemente, como para qualquer estratégia digital, a avaliação social também pode ser otimizada. Quanto mais detalhadas são as informações sobre seu produto ou serviço e sobre a pessoa que fala a respeito, mais efetivo será o impacto.

Gentileza

Por quê ser gentil?O sentido de obrigação está em cada um de nós. Se você receber um cartão de Natal de um amigo com o qual perdeu o contato depois que este se mudou para o Peru há uns dez anos atrás, vai se sentir na obrigação de retribuir a gentileza. Você não é hipócrita: simplesmente o ser humano não gosta de se sentir em dívida. E isto não se aplica unicamente a presentes físicos. A informação também pode ser considerada como um “presente” – será que encontramos aí a explicação para a popularidade do conteúdo do marketing? O fato de receber gratuitamente informações e conselhos com qualidade pode, às vezes, ser percebido como um serviço prestado e assim provocar em nós a necessidade de nos liberarmos desta “dívida virtual”. Uma marca que trata seus clientes com gentileza passa a ser uma referência em nossa mente.
Como utilizar isto em seu site?É possível que tenha que recorrer a diferentes técnicas para provar sua amabilidade:
  • Trate com muito respeito seus clientes, particularmente aqueles que são fiéis e a estes ofereça cupons para compras e condições vantajosas sem esquecer de especificar o valor agregado em cada compra. Assim estes terão uma boa razão para voltar.
  • Agradeça aos novos clientes e ofereça um desconto para produtos/serviços similares aos da sua primeira compra.
  • Tenha um blog e publique informações que possam ser úteis para seus leitores.
  • Acrescente tabelas de comparação ao seu site para que seus clientes possam avaliar a qualidade de seus produtos e serviços e descobrir suas vantagens e seus inconvenientes.
  • Mande newsletterspreferencialmente de forma nominal para compartilhar todas estas informações detalhadas acima. Assim, você pode ter a garantia de que todos seus assinantes têm condição de apreciar a sua generosidade.
Estes conselhos que mencionamos neste artigo representam apenas uma amostra de uma grande variedade de estratégias do neuromarketing aplicadas à Web. É importante saber amarrar bem o discurso de um vendedor e é essencial otimizar seu site para poder atingir seus objetivos mais facilmente. E mais, não tem forma melhor de aprimorar sua competitividade do que ser mais generoso e transparente.

# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)