Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

Erros mais comuns cometidos por Empreendedores

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é se aventurar no mundo do empreendedorismo, contudo, os desafios na vida dos empreendedores acabam acarretando erros. É comum que as pessoas cometam alguns erros ao longo da sua caminhada, principalmente quando o negócio está recém começando. Neste texto, apresentaremos os dez erros recorrentes que os empreendedores cometem durante o exercício das suas atividades.


7 erros cometidos no empreendedorismo

1- Entrar no empreendedorismo por razões erradas

Infelizmente, é comum ver pessoas começando a empreender pela vontade de contar com independência total, por ter um amigo ou familiar que conseguiu ir em frente, querer ganhar rios de dinheiro. Em primeiro lugar, para achar um espaço do empreendedorismo na sua vida é indispensável contar com aptidão e ter espírito empreendedor. Algumas características fundamentais das pessoas empreendedoras são a persistência, força de vontade, curiosidade, criatividade, entre outros. Quem ingressa no universo empreendedor por vocação, certamente terá mais chances de progredir e conseguir bons resultados.


2- Acreditar que está sempre certo

Admita: as vezes, você estará errado. A compreensão do erro é o primeiro passo rumo ao conserto e ao sucesso.Se questionar sobre determinados pontos é super positivo, o ceticismo abre as portas para novas hipóteses, soluções e objetivos.


3- Prestar atenção excessiva no balanço financeiro

Tem gente que não olha para as demais áreas da empresa e foca de forma radical no balanço financeiro. Sem dúvidas, é preciso levar em consideração os aspectos relativos aos recursos humanos, marketing, operações.


4- Deixar certos detalhes burocráticos de lado

O seu patrimômio intelectual é o maior tesouro da empresa, por esta razão não deixe de valorizar patentes, registrar marca, enfim, certificar-se que toda a documentação está em dia e que nunca perderá os direitos sobre o seu produto ou serviço.


5- Ser extremamente controlador

Controlar demais as áreas e o patrimônio humano da organização pode ser um tiro no pé. Se bem é preciso controlar o que acontece nas diversas áreas e buscar otimizar o seu negócio. É preciso aprender a delegar funções quando necessário. 


6- Contratar os funcionários errados

A contratação dos novos funcionários de uma empresa é considerada uma arte. O recrutamento e a seleção debe ser feita com cuidado e com base nas habilidades, características pessoais e profissionais e inteligência. Outro ponto a ser verificado é se os valores do candidato estão alinhados com às necessidades da empresa.


7- O cliente é um detalhe

Não! O cliente não é um detalhe, ele é o sustento da sua empresa. Por este motivo, é importante criar um vínculo e conseguir um bom relacionamento entre a sua empresa e os clientes.

Todos estes erros são decisivos para que a sua empresa continue no mercado e conquiste um espaço cada vez maior. Busque refletir a respeito dos erros que está cometendo na sua empresa e dê a volta por cima!

# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)