Pesquise abaixo o assunto do seu interesse

5 habilidades para gerenciar seu próprio negócio na web


Ao decidir dar um grande passo e abrir um negócio, muitas vezes isso também significa aceitar o fato de que você ainda tem muito a aprender. Dificilmente alguém nasce com talento para gerenciar um negócio – isto requer muita dedicação e atenção. Graças às possibilidades disponíveis no mundo virtual, hoje em dia é muito mais fácil montar um empreendimento do que costumava ser, mas qualquer aspirante a pequeno empresário ainda precisa passar por uma série de etapas neste aprendizado.


Para te dar todo o suporte neste desafio, segue uma lista com as 5 habilidades que você obrigatoriamente precisa dominar para poder alcançar grandes objetivos com o seu negócio. Muitos proprietários de pequenas empresas já se deram conta de que precisam lidar com todas estas tarefas sozinhos. Mesmo que você tenha empregados ou sócios que possam dar assistência, ainda assim é inevitável que você, como dono do negócio, esteja informado a respeito de cada uma destas tarefas para poder criar estratégias e liderar sua equipe.


1) A Experiência do Usuário
Quando clientes em potencial visitam o site do seu negócio, eles precisam encontrar uma navegação intuitiva que vai proporcionar o máximo de satisfação com o mínimo de esforço. No jargão da web, isto se chama “experiência do usuário” (UX). A ideia por trás deste termo é se empenhar para que a experiência do cliente no seu site aconteça da melhor forma possível. Entre outras coisas, isto inclui certificar-se de que a navegação é muito clara, os textos no site são fáceis de ler e a página inicial não está muito sobrecarregada com informação.

2) A Linguagem de Marketing
O processo da criação do “argumento de venda” é a parte principal de qualquer transação comercial. Em todo o seu empenho e esforço para criar seu marketing online – quer seja para seu site, newsletter ou numa campanha publicitária – precisa estar absolutamente certo que seu “argumento de venda” (pitch) está escrito e apresentado da maneira mais correta possível. É crucial que seus textos sejam fortes, convincentes e transmitam credibilidade para estabelecer uma marca poderosa e também para garantir o sucesso da sua empreitada.

3) As Redes Sociais
Redes sociais são um cenário importante na área do marketing, especialmente para empresas pequenas e que não têm grandes orçamentos para campanhas profissionais de marketing. A beleza de usar as redes sociais é que você pode conseguir grandes resultados usando sua criatividade e sem gastar grandes somas de dinheiro. A primeira coisa que você precisa entender é qual rede social usar para seu tipo de negócio. Em seguida, ir em frente e firmar sua marca nestas redes e interagir com seu público alvo. Lembre-se que mesmo que a atividade nas redes sociais não se converta imediatamente em vendas, ainda assim é um investimento importante a longo prazo para seu “branding”.

4) O Suporte Ao Cliente
Frequentemente este aspecto fundamental do dia a dia do seu negócio é negligenciado pelos pequenos empresários. Um suporte ao cliente eficiente significa que seus clientes vão ter o pacote completo de ajuda onde eles se sentem à vontade para entrar em contato com questões, sugestões, elogios e até reclamações. Para seu cliente online, você pode oferecer diversos meios de comunicação: email, redes sociais, chat online ou formulários de contato. Independentemente de quais meios você escolha, é preciso ter o compromisso de dar respostas adequadas, personalizadas e na hora certa. Uma dica: não chegue nem perto das 10 coisas que os clientes mais detestam ouvir!

5) A Análise das Estatísticas
Nada é mais importante para qualquer negócio com presença no mundo virtual do que rastrear e analisar as estatísticas do seu site, mesmo que esta não seja uma tarefa das mais glamorosas. Estas estatísticas vão dar informações sobre quem são seus visitantes, o que os leva a ficar (ou a sair) do seu site, como chegaram até você e quais são os itens de busca mais usados que direcionam as pessoas até seu site. Em outras palavras, as estatísticas são a chave para que você compreenda os hábitos de navegação dos visitantes e assim possa melhorar seu conteúdo de acordo com essas informações. Conhecimento é poder! 


# Li e Recomendo

  • 20 Perfis e uma entrevista ( Luiz Fernando Mercadante)
  • A descoberta do mundo (Clarice Lispector)
  • A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)
  • A última grande lição (Mitch Albom)
  • Chatô: O Rei do Brasil (Fernando Morais)
  • Ninguém escreve ao coronel ( Gabriel Garcia Marquez)
  • O óbvio Adams ( Robert Updegraff)
  • Olhai os lírios do campo (Érico Veríssimo)
  • Pouco amor não é amor (contos de Nelson Rodrigues)
  • Webwriting - Pensando o texto para mídia digital (Bruno Rodrigues)